quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Constante Pi

A CONSTANTE - Pi - UM NÚMERO IRRACIONAL

Justificativa:

Dentro do tema abordado no bimestre, fração geratriz de uma dizima, reconhecimento de dizimas a partir de uma fração irredutível. A obtenção pratica de números irracionais.
Em 14 de março, comemora-se o dia do Pi, esta data foi escolhida por causa do valor aproximado dessa constante: 3,14. Nos paises de língua inglesa as referencia a data é feita mês/dia.

Objetivos:

· Efetuar divisões com números decimais.
· Levar os alunos a constatarem por si mesmos que a razão entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro é uma constante.Pi, que é um numero irracional.
· Realizar trabalho em grupo, de modo que motive os alunos a utilizarem seus conhecimentos de forma ampla.

Séries: 7ª EF

A, B, C e D

Tempo de realização do projeto:

2 aulas de 50 minutos.

Estratégias:

· Foi solicitado aos alunos que fizessem uma circunferência de cartolina, com diâmetro entre 15 cm e 20 cm. Essa liberdade de escolha tem como objetivo a constatação de que o Pi é encontrado em qualquer circunferência.
· Em duplas os alunos mediram o comprimento da circunferência utilizando barbante.
· Marcaram o barbante na dimensão do comprimento, em seguida mediram, com régua e fizeram anotação da medida.
· Dobrando ao meio a circunferência, mediram o seu diâmetro.
· Efetuaram o calculo da razão existente entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro.
· Após efetuarem os cálculos, puderam conferir utilizando calculadora.
· Escreveram na lousa os resultados das medições e dos cálculos.
· Observaram que os valores estavam muito próximos de 3,14.
· Houve um debate para saber porque certos valores ficaram muito distantes da maioria, e as possíveis causas dessa discrepância.

Possíveis causas:
1º - Erro na divisão
2º - erro na hora de ler a medida na régua;
3º - por ser flexível:
a) o barbante pode ter sido esticado
demais na hora de efetuar a medição
(quociente abaixo do esperado)
b) o barbante pode ter não ter sido
esticado corretamente deixando folga
na hora de circundar a cartolina
(quociente acima do esperado)

Providencias tomadas para corrigir o erro:
- Efetuar novamente a divisão;
- Efetuar nova medição com o auxilio de um aluno que tenha obtido resultado mais
próximo do Pi
- Efetuar nova medição com o auxilio
de um aluno que tenha obtido
resultado mais próximo do Pi

Bibliografia:
CADERNO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA – Ensino Fundamental- vol I – 2009.
REVISTA NOVA ESCOLA – Edição 220 - 03/2009 – disponível no site:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtml
CENTURION, M. R.; JAKUBOVIC, J.; LELLIS, M. Matemática na medida certa. 7ª série – São Paulo: Scipione, 2007. 10ª edição.

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