terça-feira, 5 de maio de 2009

Federal do ABC vai substituir vestibular por novo Enem

Vestibular
Terça, 5 de maio de 2009, 14h53

A Universidade Federal do ABC (UFABC) decidiu que vai aderir ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição ao vestibular. O Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição optou por usar o resultado do exame, tanto a prova objetiva quanto a redação, como forma única de ingresso para os cursos de graduação.
O novo modelo do Enem está previsto para ser aplicado nos dias 3 e 4 de outubro. Os estudantes interessados nas vagas da UFABC, ou em outras instituições que já aderiram ao exame, como a UFBA, a Unifesp e a UFPel, deverão participar do exame.
O modelo do vestibular unificado para as universidades federais foi proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em março. A intenção é reformular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que ele sirva como processo seletivo para todas as instituições.
Os testes seriam de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens, e uma redação. As universidades federais estão discutindo para decidir se aderem ou não à proposta.
Novo EnemO primeiro Enem no novo formato será realizado nos dias 3 e 4 de outubro deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo exame deverá ter a participação de 4 a 5 milhões de estudantes no País, em vez dos atuais 3 milhões.
A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online com o número do CPF. O sistema será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos).
O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.
O novo Enem será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias. A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.
Agência Brasil

Nenhum comentário: